Brazil & Murgel

View Original

B&M na Forbes: 10 dos anéis de noivado mais caros do Brasil

Reportagem: Beatriz Calais e Giovanna Simonetti - Forbes Brasil
Acesse
este link para ver a matéria na íntegra


A tradição dos anéis de noivado não possui uma origem confirmada. Alguns historiadores a atribuem aos egípcios, já que escavadores encontraram múmias com anéis exatamente no quarto dedo da mão esquerda. Outros acreditam que tudo começou na Grécia e na Roma antigas, onde a troca de joias entre duas pessoas apaixonadas era comum. Em meio a tantas dúvidas, no entanto, um fato é consenso: o costume nasceu da crença no amor eterno.

A própria posição do anel de noivado no anelar esquerdo é uma referência a esse sentimento. Nos tempos antigos, acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que se ligava diretamente ao coração, a “vena amoris” (veia do amor, em latim). Embora muito poética, essa crença foi desmistificada pelos estudos de anatomia atual, mas o hábito continua em prática em diversas culturas.

Diferente da aliança, que o casal troca no altar durante o casamento, o anel de noivado é chamado de “solitário”. Apenas a mulher o usa a partir do momento em que é pedida em casamento, para mostrar ao mundo que está comprometida – mais um costume herdado da Antiguidade.

Já dos tempos da aristocracia e da nobreza incorporamos os diamantes aos rituais de noivado. Em 1477, o arquiduque Maximiliano, da Áustria, encomendou um anel de diamante para sua noiva, Maria de Borgonha. Isso foi o bastante para que os vitorianos popularizassem o design, que permanece em voga nos dias atuais. A durabilidade da pedra passou a ser um sinal de que os casamentos são para sempre. Já a pureza e o brilho se tornaram símbolos da profundidade do compromisso entre duas pessoas.

Claro que, com o tempo, muitas outras variações surgiram, mas o anel de noivado continuou sendo um símbolo de romance e de laços eternos. Neste Dia dos Namorados, pensando nos casais apaixonados com planos de passarem o resto da vida juntos, selecionamos algumas das peças mais caras e luxuosas disponíveis no país.

Anel Lorea, Brazil & Murgel

Com design premiado na Itália pelo A’Design Award, O anel Lorea possui três versões, com diferentes tamanhos do trio de diamantes. Hoje, o valor do anel pode chegar a R$ 92.400,00, com um trio de diamantes Princess que somam 1,34ct, aproximadamente.